sábado, 19 de fevereiro de 2011

sobre como construímos nossos sonhos

quem não se emociona com tal cena, põe o dedo aqui!!!
até a própria beyoncé, a própria encarnação da beleza na terra...
vamos por tópicos:
* mito do casamento - achar alguém que te complete, que seja a sua metade.
o casal do bem, que galgou arduamente os degraus do "american way of life" e chegou lá demonstram estarem completos, numa cerimônia de casamento imperial.
* mito da princesa - beyoncé, musa nacional é coroada rainha negra. isso pra mim é muito emocionante, ainda mais eu sendo brasileira e afro descendente. tem muito de áfrica e de brasil nos quadris desta mulher.
* o "american way of life" se instaura em dimensões astrais quando sabemos que o casal de união estável não deixará a pátria, no caso os filhos, desprotegidos. temos a sensação de segurança, conforto, enfim, de estar sendo salvos de algum perigo.
* uma música que reforça o sentimento de propriedade, de pertencimento, de final feliz.

o grande perigo das minhas e talvez suas lágrimas ao ver este vídeo é com relação aos tópicos que eu acabei de citar. imagine que cada frase que eu citei fosse um título de um programa/software instalado no seu cérebro/computador. você não pensa nestes programas para viver normalmente, mas eles estão rodando dentro de você. quando você se depara com esta cena, por exemplo, que foi construída milimetricamente para ser perfeita e acionar uma emoção que você nem pensava que tinha. isso, a emoção.

a emoção é o fluído principal de comunicação do mundo das idéias. ele é o óleo do nosso corpo/ máquina. só a arte é capaz disso. beyoncé é uma linda artista. e o que vale mesmo é que ela sonha parecido comigo ou com você que tá lendo. ela também espera um final feliz. ela também tem esperança.

estamos doutrinados a pensar neste modo patriarcal como solução para nossos problemas?

Nenhum comentário: