domingo, 26 de outubro de 2008

Um texto que escrevi e nunca enviei - resposta à críticas ao trabalho "Solução Para Todos os Problemas do Mundo"

Uma observação sobre Solução para todos os problemas do mundo, escrita a partir de uma crítica recebida em setembro de 2007.
Curitiba, 26 de setembro de 2007.
Parafraseando a Beti Carvalho num programa que vi ontem na MTV (Music Television – fonte inspiradora do trabalho): a alegria do povo brasileiro não pode ser encarada como forma de alienação ou ignorância, e sim como uma atitude de resistência, uma fonte para transcender a condição miserável que vivemos. Se for embasar os motivos pelos quais escrevi o solução para todos os problemas do mundo certamente irei falar de resistência. Havia acabado um casamento na época (abril de 2005) e passava por dificuldades financeiras. Não muito diferente de agora, pois o que o cachê resultante do diálogo com a dança ainda não paga as minhas contas. Mas por que cargas d´agua eu dialogo com esta tal de dança contemporânea? Porque eu arrisco minhas brilhantes idéias, como você mesmo cita, muito similares, senão iguais aos programas de TV aos olhos de quem pesquisa o movimento? Porque eu não vou ser uma publicitária em SP e resolver logo a minha pendenga com grana e deixo este troço de arte pra depois? Porque acredito na resistência. Acredito que assim como eu, muita gente no nosso país transcende sua situação miserável pela alegria e pelo gozo. Não por um dogma religioso ou anti-religioso, que nos empurra contra a parede com um lápis de olho na mão e um par de all stars no outro, obrigando a gente a se tornar cada vez mais EMO. Aliás o que é isso agora? Vocês são conceituais e emo?! Eu sou conceitual e emo?! Tenho all star e uso franja. Tenho sacadas geniais. Porém, meu trabalho não pára nas sacadas geniais. O que vocês viram foi fruto de dois anos de experimentação em cima das nossas sacadas em confronto com as sacadas da audiência. É um trabalho árduo de maturação da linguagem de senso comum transformando-se em trabalho corporal também pelas mãos da audiência. Ela veste a máscara, levanta para bater palma e no final toma opinião. Ela TOMA OPINIÃO. E o trabalho não vem trazer a solução para todos os problemas do mundo. O trabalho sublinha em NEGRITO, ITÁLICO, SUBLINHADO E CAPS LOCK a inércia de um povo que ainda compra todas as fórmulas mágicas de alegria vendidas em tubos, potes extra-vácuo, supositórios, etc.
Ainda com relação ao riso. Pois bem, há os que se identificam com as referências do trabalho e os que não. Agora sejamos sinceros. Dentro do limite territorial que a dança contemporânea abrange, há algum indivíduo que não conheça Michael Jackson? Sim, a pessoa que viu Solução Para Todos os Problemas do Mundo criou um grau de identificação para acreditar em um mundo melhor com uma fórmula instantânea. A performance é recheada destas soluções. Isto nos interessa muito.
Consideremos pois o tiozinho que estava passando na rua e nunca foi ao teatro. Solução foi feito pra ele também. Para que este indivíduo, representante de uma massa de brasileiros, possa se relacionar com a informação abordada sem que esta pare num vidro blindado chamado academicismo.
Estar falando para este cidadão não é estar subestimando meu trabalho nem estar sendo menos reflexivo. Todos os dias acordo e durmo reafirmando que eu quero levar arte cada vez mais para um número maior de pessoas. Mas estas pessoas não precisam pertencer a mesma camada social. Porque minhas questões não pertencem só a uma camada intelectual. Minhas questões podem (e devem) dar um soco na mesa, mas sem que eu precise fazer a ação literalmente ou explicar didaticamente porque eu escolhi (ou não) dar o soco. Acredito que brincar em cima de coisas “sérias”, de fato é a minha escolha e a minha escola. Voltando ao riso: Solução não objetiva em nenhum momento ser engraçado. A descontração dos performers diante de assuntos tão delicados é mais um canal para o diálogo “descontraído” com a audiência. Podemos entender a partir disso, duas escolhas claras para que a audiência também se responsabilize pela informação compartilhada: referências acessíveis + descontração.
Partindo deste canal aberto, podemos revisitar, juntamente com a audiência, o que a gente consumiu na última década (século passado) como solução mágica. Podemos rir ou chorar do precioso tempo que passamos diante da TV. Podemos olhar para a evolução das soluções, pra o presente cheio de mensagens subliminares e para o futuro anúncio da coca-cola projetado na lua cheia. A escolha é nossa. A solução não, pois ela deve ter sido patenteada.
foto: Gil Grossi
Solução Para Todos os Problemas do Mundo, será apresentado no Cine-Teatro de Estarreja, Portugal, dia 01 de novembro de 2008, às 22hrs, mais informações no site : http://www.cineteatroestarreja.com

Um comentário:

Di disse...

Sorry não comentar o texto em si, estou numa busca sobre o Solução e quero assisti-lo antes de ler o texto, por isso venho aqui dizer que o link www.solucaoparatodososprobl .... está com defeito. abre uma pagina com uma loira rindo e ao lado: crema de numseioq sopa de cangrejo..blabla... help!